Nelly news direct to your email:
|
|||||||
| Notices |
Português
![]() |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#11 |
|
Super Moderator
![]() |
Re: Os 10 Grandes Portugueses
Arrrgh que confus?o.
|
|
|
|
|
|
#12 | |
|
Say: Olhos
![]() |
Quote:
, l? grande ele ? e sempre ser? nesse sentido.Quanto a ti Jo?o, respeito totalmente a tua opini?o, mas nunca irei partilhar a mesma maneira de ver salazar contigo. N?o est? em causa o tipo de "fascismo", como se o facto de ele ter sido mais brando que outros fosse uma desculpa. Os danos est?o ? vista, existe muitas maneiras de destruir uma na??o inteira e enterrar um pa?s na mais perfeita modorra e tristeza. "Salvadores" desses est? o inferno cheio, como se costuma dizer. Eu por acaso sei que valor tem a liberdade, mas n?o tive que o procurar nem pagar, simplesmente disseram-me o pre?o e eu fiz o devido c?lculo, felizmente. Mas mais uma vez repito, respeito a opini?o de quem pensa como tu, mas ?-me imposs?vel concordar, ah e os factos hit?ricos s? confirmam tudo o que eu tenho vindo a dizer. For?a.
|
|
|
|
#13 |
|
João
![]() |
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
João
![]() |
Eu sou tamb?m um democrata liberal. Sei que Salazar fez muita coisa mal feita, contudo n?o ? aquilo que ? pintado pela maior parte das pessoas. As pessoas que falam da liberdade muitas vezes fazem ju?zos de valor sobre esse tempo e as coisas quando s?o explicadas n?o devem ser assim. Deve-se expor factos. E depois faz-se uma an?lise cr?tica sobre o assunto. V?tor, Portugal nunca teve um fascismo, porque o conceito de fascismo ? demasiado estreito para incluir Portugal ou uma Espanha, j? que a direc??o do Governo era feita por intelectuais de Universidades. Eu n?o estou aqui a defender Salazar ( a sua ideologia politica nem a sua personalidade), estou apenas a descrever factos que foram devidamente estudados por um colectivo de estudantes de ci?ncias sociais e humanas e por uma investigadora mestre em Estado Novo. Se pare?o que defendo o Salazarismo est? errado – desse modo defendo o comunismo tamb?m se vivesse na Federa??o Russa, j? que se d? o papel inverso em Portugal, l? diz-se mil e uma coisas maleficas daquele tipo de ditadura.
|
|
|
|
|
|
#15 | |
|
Pedro José
![]() Join Date: 29th Sep 03
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Quote:
Penso que os meus parentesis a circundar o adjectivo m? justificam tudo o que eu escrevi e o que tu comentaste.
|
|
|
|
#16 |
|
João
![]() |
N?o deixa de ser um adjectivo demasiado pessoal.
|
|
|
|
|
|
#17 |
|
Pedro José
Diz-me um adjectivo que n?o seja pessoal
![]()
|
|
|
#18 |
|
João
![]() |
sin?nimo de m
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
Pedro José
O que quis dizer ? que um adjectivo ser? sempre subjectivo e moldado ? perspectiva de uma pessoa... da? ter escrito o meu adjectivo em rela??o a Salazar entre parentesis numa frase onde, basicamente apresentava uma ideia factual.
.... Voltando ao assunto, penso que o programa, embora um pouco ligeiro e com uma Maria Elisa a fazer-se de intelectual, ? bastante positivo porque fomenta ao espectador uma curiosidade em (re)descobrir a obra de cada nome da lista. ![]()
|
|
|
#20 |
|
João
![]() |
O programa tem como objectivo isso mesmo – descobrir quem foi, o que fez, porque fez, cada um dos 10 participantes.
De resto, n?o tem qualquer tipo de crit?rio cient?fico. Por exemplo, o ?lvaro Cunhal, pode muito bem ser comparado ao Salazar, pelos seus caracteres de ideiais totalizantes, autorit?rios, repressivos… Por outro lado, o D. Afonso Henriques em nada tem em comum com Fernando Pessoa – um analfabeto (como todos do seu tempo) e um intelectual. |
|
|
|
![]() |
| Bookmarks | |||
Digg
|
del.icio.us
|
StumbleUpon
|
Google