|
Nelstar Fan
|
Nelly Furtado in Blitz Magazine [portuguese]
Quote:
Como Uma For?a da Natureza
Ela andou anos a fazer-se passar por rapariguinha prendada e bem-intencionada, sen?o mesmo ing?nua. Entretanto teve uma filha, viu o seu segundo ?lbum fracassar comercialmente, foi morar para Los Angeles e, finalmente, separou-se do pai da crian?a. O suficiente para que, ao terceiro ?lbum, Nelly Furtado diga que atingiu a maturidade.
Agora canta a promiscuidade, em dueto com Timbaland, e interpreta o papel de uma ?devoradora de homens?. Mist?rios e maravilhas da m?sica pop. Mas afinal, de que falamos quando falamos com Nelly Furtado?
O seu novo ?lbum chama-se Loose [solta]. Ser? por estar a libertar-se, finalmente, das suas ra?zes portuguesas?
N?o. Ia chamar-lhe Cruise Control, porque agora estou ao comando. Agora estou bem, estou no carro, estou a guiar, estou definitivamente a guiar o carro. Mas liguei o piloto autom?tico e libertei-me. Por isso posso topar tudo. Encontro-me num s?tio bom e estou muito feliz porque me separei, finalmente, do meu c?rebro (risos).
Divertiu-se a gravar Loose?
Sim, diverti-me. Mesmo. Adoro este ?lbum e trabalhei muito nele. O trabalho com o Timbaland aconteceu muito depressa e s? utilizei duas das outras can??es dos artistas com quem trabalhei, que tamb?m s?o grandes artistas e produtores, como o Lester Mendez e o Juanes. Temos um dueto fabuloso neste ?lbum, chamado ?Te Busque?. Depois trabalhei com outro compositor, Rick Nowels, e essa ? a minha faixa pop mais ?standard? do ?lbum, ?In God’s Hands?.
Posso perguntar-lhe o que aconteceu ao material que gravou com Pharrell Williams?
N?o sei, n?o entrou no ?lbum. H? mais um monte de can??es, coisas mesmo boas. Gostava de trabalhar de novo com o Pharrell. N?o tivemos muito tempo, s? quatro dias ou assim, portanto da? n?o saiu nada que eu gostasse, mas ele disse o meu nome numa das can??es dele e isso foi porreiro.
A m?sica serve de escape da sua vida privada desgastante?
Quando estou a compor can??es, preciso de admitir que compor tem realmente uma qualidade terap?utica. Tive uma experi?ncia fant?stica com este ?lbum porque, durante um ano, pude sentar-me com os melhores m?sicos e os melhores produtores e escoar as minhas emo??es todos os dias. ? realmente um trabalho de sonho. Estava mesmo feliz por estar ali – qualquer coisa que me acontecesse durante o dia, podia servir de pretexto para cantar sobre ela ? noite. Abordei a composi??o de uma forma completamente diferente do primeiro ?lbum: antes sentava-me com a guitarra durante horas, escrevia umas 20 can??es por dia e da? surgiam algumas de que gostava. Por exemplo, ?I’m Like A Bird? foi composta em solid?o. Os meus ?ltimos dois ?lbuns, especialmente este, foram esfor?os de grupo, de equipa. Era eu, mais algu?m para os arranjos das vozes, e o Timbaland e o colega dele, o Danger, e dois engenheiros e quem quer que estivesse de passagem pelo est?dio. Como se fosse uma festa.
Chris Martin, vocalista dos Coldplay, divertiu--se muito a tocar consigo em ?All Good Things?, n?o foi?
Isso foi muito engra?ado. O Timbaland ? doido. Ou seja, chegou ao est?dio ? meia--noite, ficou at? ?s cinco da manh? e foi-se embora – ele ? mesmo maluco, mas adoro-o. Vi o Chris nos MTV Video Awards na noite anterior – j? n?o o via h? tr?s anos, embora troc?ssemos mails de vez em quando – e ele disse: ?Meu Deus, est?s a trabalhar com o Timbaland??. E eu respondi: ?Sim, tens de aparecer. O Timbaland adora a tua m?sica?. O Timbaland s? falava dos Coldplay e punha as can??es a tocar e cantava a acompanh?- -las… E eu adoro juntar as pessoas. Acho que ? isso que faz a m?sica avan?ar – juntar dois mundos. E o Chris disse-me ?gostava de aparecer!?. E eu disse: ?Tens de aparecer, aparece amanh?, vai ser mesmo porreiro?. Acert?mos tudo, cheg?mos l? por volta da meia-noite, e o Timbaland l? estava sentado: ?Meu Deus, tenho os Coldplay no est?dio!?. Era s? o Chris, mas ele chama Coldplay ao Chris e disse ?Coldplay aqui, ? meu Deus!?. Estavam os dois nervosos e o Chris deixou logo claro que n?o queria sentar-se ao teclado. E eu: ?Senta-te, p?. ? como se estivesses em casa?. E foi, literalmente, uma par?dia – eles pareciam dois mi?dos de cinco anos numa loja de brinquedos, todos excitados por estarem na companhia um do outro. Tive de os convencer a sentarem-se e a fazer alguma m?sica. ?Sentem-se, faz uma batida, olha, est? aqui a guitarra? e come??mos a improvisar. E eu ali sentada a cantar um bocado… Bom, nem por isso… o Chris estava ali e parei quando estava a olhar para ele. ?Por que ? que paraste??, perguntou ele. E eu: ?Boa pergunta. Talvez por seres um g?nio e eu fico melhor a ver-te compor can??es?. Ele comp?s uma parte e eu terminei-a. Foi mesmo espectacular. Ele tocou connosco durante tr?s ou quatro horas e todos n?s fic?mos maravilhados, porque ele soava como o James Brown. O funk sa?a dele, e n?s tipo ?Valha-me Deus!?. ? por isso que o disco se chama Loose, n?o tem barreiras, somos n?s a fazer m?sica. N?o ? ci?ncia at?mica, estamos simplesmente a divertir-nos.
Porque ? que o disco n?o tem can??es portuguesas mas tem duas espanholas?
Sei que vou ter problemas quando for a Portugal mas gosto de seguir o meu cora??o e s? fa?o o que quero fazer. N?o gosto de fazer seja o que for por achar que as pessoas v?o gostar de a ouvir. Mas estava em Miami e tenho falado muito espanhol ultimamente. Cantarei sempre em portugu?s mas tamb?m gosto de cantar em espanhol. Desde que fiz o dueto com o Juanes, ?Fotografia?.
Tem um ?lbum portugu?s dentro de si?
Acho que sim, portugu?s e espanhol, e at? j? escolhi um produtor. H? anos que falamos sobre isso. ? o Gustavo Santaolalla, um produtor que respeito imenso. Ele fez a banda-sonora do Brokeback Mountain. ? um g?nio, adoro todas as suas produ??es e ele diz-me sempre ?lembra-te de mim para o ?lbum portugu?s? – portanto vai mesmo acontecer. Decidimos que vamos grav?-lo na Argentina.
Como foi a experi?ncia de gravar ?For?a? [a can??o de Folklore, que se tornou o tema oficial do Euro 2004]?
Bom, a ?For?a? foi quase portugu?s suficiente para dez anos (risos). N?o, estou a brincar. Soube muito bem ter finalmente uma can??o maior que ?I’m Like A Bird? em Portugal. Agora cada vez que as pessoas me v?em l? dizem ?For?a!?. Nos MTV Europe Awards [realizados em Lisboa], os f?s na rua diziam--me o mesmo quando sa?a do hotel. E ? o que me dizem agora. ? muito engra?ado porque ? um sonho tornado realidade – quando era pequena sempre quis ir a Portugal, fazer m?sica e fazer as pessoas felizes. Portanto toda a experi?ncia do futebol foi excelente. E o melhor ? que se tornou uma can??o do futebol e o futebol vive para sempre. Por isso sinto que agora tenho a minha pr?pria hist?ria no futebol. Encontrei o Nuno Gomes nos MTV Europe Awards e ele disse--me: ?No balne?rio do Benfica cantamos a “For?a” antes de cada jogo? [pois, pois...Imagino ]. Senti-me muito importante.
(...)
Entrevista de Marcel Anders
Fotos de Chris Baldwin

A vers?o de Pacman
Nelly Furtado parece viciada em colabora??es. ? ali?s a pr?pria que assume esse seu v?cio: ?Tenho de parar. N?o, agora a s?rio, as colabora??es n?o me incomodam. Para mim, se a m?sica n?o ? divertida, n?o interessa. Se ? para ser aborrecida e r?gida, vou para casa?. Nesse esp?rito, a edi??o nacional de Loose traz uma vers?o de ?Maneater? com os Da Weasel. A ideia partiu da pr?pria Nelly Furtado, f? da banda portuguesa: ?Ela sempre deu uns toques em entrevistas, dizendo que gosta da nossa m?sica. H? ali uma certa empatia?, explica Pacman ? BLITZ. A resposta da Doninha s? podia ser afirmativa: ?Do que conhecemos, ela parece ser uma excelente pessoa, e como int?rprete teve uma evolu??o muito porreira no ?ltimo disco?, continua. Nelly tamb?m n?o ? mandona: segundo Pacman, os Da Weasel tiveram carta branca para ornamentar ?Maneater?: ?O tema j? parecia fechado, mas ela quis ? mesma que n?s particip?ssemos. L? descobrimos um espa?o, sem directrizes nem imposi??es?. Entusiasmados com a produ??o de Timbaland (?uma cena muito ? frente?), os Da Weasel encaram a colabora??o, gravada em Portugal sem Nelly por perto, como ?ouro sobre azul? e j? s? pensam numa ?retribui??o? da cantora no seu pr?ximo disco. O sucessor de Re-Defini??es entra em fase de pr?- -produ??o a partir de Setembro.
Dificilmente a estreia de Nelly Furtado podia ter sido mais auspiciosa. Se n?o se lembra de ouvir ?I’m Like A Bird? em 2000, parab?ns, ? um dos poucos a conhecer a vida fora do planeta azul. Whoa, Nelly!, o ?lbum, tinha outros momentos de interesse algo na?f e estabeleceu Nelly como certeza da pop e artista galardoada. Folklore, tr?s anos depois, tentou o mercado mais adulto com baladas ? maneira, mas ?Powerless? e a nossa ?For?a? mantiveram uma certa frescura.
Em 2006 Nelly faz-se ? pista de dan?a, de bra?o dado com Timbaland. Ela diz que j? n?o tem medo de ser uma ?princesa da pop?. Para j?, os tops t?m dado toda a raz?o ? persona assanhada de Nelly.
|
[yeahhhh!! go nelly!!!]
Source: http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stori...z.stories/1201
(Entrevista completa apenas na edi??o em papel)