|
Re: Os 10 Grandes Portugueses
"Acho mesmo mau gosto para n?o dizer outra coisa, terem posto Salazar na lista dos 100, por muito que venham dizer que fez muitas coisas belas e deslumbrantes, de uma intelig?ncia e efic?cia jamais vista entre outras virtudes e ac??es fant?sticas (dizem alguns), acho que no fim de contas o saldo ? extremamente negativo para Portugal, h? coisas que sinceramente n?o d? para entender, mas se calhar sou eu que preciso de mais gin?stica mental. O facto de ele ter chegado at? a lista dos 10 ? melhor nem falar”
Quanto a Salazar estar nesta lista, eu s? tenho uma coisa a dizer – ganhou finalmente alguma coisa de forma democr?tica liberal. Acrescento o facto de que Salazar, foi sem duvida nenhuma, uma figura importante para a nossa hist?ria. Quanto ? sua actua??o foi tanto de positiva como de negativa. N?s ? que ainda n?o temos o diatnciamento hist?rico suficiente para fazeremos uma analise cientifica e objectiva dos factos, pois, temos sempre os dogmas dos “Resistente Anti-Fascistas” que manipulamos dados.
“o Sr. Salazar fez imensa coisa (m?) ao nosso Pa?s durante d?cadas, ? da? que vem a sua import?ncia ou, se preferires, influ?ncia.”
O adjectivo “m?” ? demasiado pessoal. Tudo depende do ponto de vista. Hoje, para quem sabe, vivemos sob ainda mecanismo que ele criou, como por exemplo o INATEL (antiga FNAT), o SASE (antiga obra das m?es), Transportes p?blicos nacionais ( Antiga rodovi?ria nacional), para alem da Ponte 25 de Abril (antiga ponte Salazar) e de todas as estradas nacionais deste pa?s.
H? uma coisa que os portugueses todos t?m que entender “Para se julgar ? preciso compreender e perceber” (Fernando Dacosta), pois muito daquilo que ? dito, n?o ? ver?dico, muito menos factual. Nunca existiu fascismo em Portugal, pelo simples facto de que o fascismo se baseia na direc??o militar, quanto que aqui em Portugal, foi feita por um Professor de Economia da Universidade de Coimbra. Salazar baseou-se no modelo italiano de fascismo para construir um governo ? sua imagem, ? por isso, que se chama SALAZARISMO ou ESTADO NOVO, nunca fascismo ou ditadura.
|